1. Extranet
  2. Idioma
  3. Global sites
PR Newswire: Distribuição de notícias, targeting, monitoramento e soluções de marketing.

Colômbia e Ucrânia Comprometem-se a Implantar EITI, o Padrão Global de Transparência

- Secretariado Internacional do EITI

BRASILIA, Brasil, 18 de abril de 2012 /PRNewswire/ -- Os governos da Colômbia e Ucrânia anunciaram ontem que implementariam o EITI, o padrao para transparencia de receitas oriundas de recursos naturais . Estes anúncios foram feitos na cúpula da Parceria para Governo Aberto (OGP, sigla em inglês). 35 paises já estão implementando o EITI. A conformidade com este padrão global de transparência assegura que os cidadãos da Colômbia e Ucrânia estejam aptos a ver uma contabilidade independente de quanto seus governos recebem de seus recursos de petróleo, gas e mineração.

(Logo: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20111221/501307 )

Clare Short, presidente do Conselho internacional EITI disse: " Seguir o padrão EITI agrega aos esforços para assegurar transparência e boa gestão das receitas oriundas dos recursos naturais. Ao aterem-se ao padrão global, a Colômbia e a Ucrânia demonstrarão um compromisso real com o governo aberto".

Líderes de 60 nações estão se encontrando esta semana em Brasília para a primeira cúpula anual de alto nível da OGP, oferecida pela presidenta do Brasil, Dilma Rousseff. Países da OGP devem apresentar planos de ação com compromissos concretos sobre governo aberto. O ano passado, o presidente americano Obama comprometeu-se a implementar o EITI e a Australia comprometeu-se a implementar um piloto EITI. Em seu discurso, Ken Salazar, secretário americano do Interior, enfatizou a importância do EITI para garantir que pessoas recebam o que é justo das empresas petrolíferas. Ele desafiou outros países desenvolvidos a seguirem o exemplo dos países EITI.

Jonas Moberg, diretor do Secretariado Internacional do EITI, comentou, da cúpula: "A Parceria para Governo Aberto está reunindo governos reformistas e catalisando ações rumo à transparência. Este ano, ainda mais países se comprometeram a implementar o EITI como parte de seus planos de ação".

O EITI é uma coalizão de governos, empresas, grupos da sociedade civil, investidores e organizações internacionais. Juntos, eles desenvolveram o padrão EITI, que garante que empresas publiquem o que pagam e governos revelem o que recebem de seus recursos naturais.

Notas aos Editores

1. Consultas de mídia podem ser dirigidas ao gerente de comunicações Anders Tunold Kråkenes, no Secretariado Internacional EITI International, +47-4666-2888 ou akrakenes@eiti.org.
  2. A Sra. Short was foi eleita presidente do Conselho EITI internacional em março de 2011. A Sra.  Short foi Secretária de Estado do Reino Unido para Desenvolvimento Internacional (1997-2003). Um sumario dos pontos de vista da Sra. Short sobre as exigencias de revelacao da empresa na secao 1504 da lei Dodd-Frank e na diretiva proposta pela UE esta disponivel em http://www.eiti.org

FONTE EITI

Contate-nos

Obtenha mais informações

ou fale conosco pelo telefone

Veja nossas notícias

Acesse nossa página de notícias e fique atualizado com as informações mais importantes do dia.

Seja um parceiro

Receba automaticamente em seu site nossas notícias, atualizadas a todo instante. Veja os formatos disponíveis e cadastre seu site agora mesmo!