Busca
  
  1. Extranet
  2. Idioma
  3. Global sites
PR Newswire: Distribuição de notícias, targeting, monitoramento e soluções de marketing.

Terceira Expedição ao Mar Vermelho em andamento na KAUST

THUWAL, Arábia Saudita, 6 de dezembro de 2011 /PRNewswire/ --A terceira Expedição ao Mar Vermelho da King Abdullah University of Science and Technology (Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah) (KAUST) está quase concluída, tendo zarpado da Universidade em 15 de setembro. Essa viagem de pesquisa de 81 dias é a primeira expedição do novo Diretor do Centro de Pesquisa do Mar Vermelho (Red Sea Research Center), Xabier Irigoien, que entrou para a KAUST apenas algumas semanas antes. Irigoien era anteriormente o Chefe de Pescarias Pelágicas e Oceanografia Biológica na AZTI (Instituto para Pescarias e Ciência Alimentar) em Pasaia, Espanha, e tem PhD em Oceanografia da Universidade de Bordeaux, França.

Para ver o Comunicado Multimídia da Notícia, clique em:

http://www.multivu.com/mnr/52797-kaust 

A Expedição ao Mar Vermelho da KAUST 2011 (KRSE) envolve aproximadamente 60 professores e pesquisadores da KAUST e algumas das maiores instituições de ciências marinhas do mundo: Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI) (Instituição Oceanográfica Woods Hole), EUA; American University of Cairo (AUC) (Universidade Americana do Cairo), Egito; Hellenic Center for Marine Research (HCMR) (Centro Helênico de Pesquisa Marítima), Grécia; e Hong Kong University of Science and Technology (HKUST) (Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong), China. A expedição também envolve participantes nacionais: Universidade Rei Abdulaziz, Ministério da Agricultura, Pesquisa Geológica Saudita e a Comissão Geral de Pesquisa do Ministério da Defesa e Aviação.

"A inovadora e multidisciplinar iniciativa da expedição tem como objetivo promover a ciência marinha e a educação na Arábia Saudita. Em virtude de seu amplo escopo e a moderna tecnologia envolvida, ela será lembrada como um marco na pesquisa marinha no Mar Vermelho", explicou Irigoien.

A bordo do navio de pesquisa de 62 metros Aegaeo, pesquisadores realizam várias medições e coletam amostras para muitos estudos, incluindo oceanografia de larga escala, microbiologia em piscina salgada e em mar profundo, filtros frios e biota associada, bem como fauna em águas profundas e em profundidade média.

A estratégia de coleta de amostra da expedição está atualizada pela expertise dos pesquisadores e o uso de equipamentos modernos, incluindo instrumentos oceanográficos de autogravação autônomos e sistemas de observação submarina (operados tanto com pessoal como remotamente).

"A escala da KRSE é enorme, devido às peculiaridades dos objetivos da pesquisa envolvidos e os desafios associados com a realização das necessidades de amostras", afirmou o Dr. Abdulaziz Al-Suwailem, Gerente do Laboratório Central de Recursos Costeiros e Marinhos da KAUST, que liderou os preparativos para a expedição.

O escopo diversificado da expedição é altamente multidisciplinar. Enquanto os cientistas e pesquisadores da KAUST envolvidos são em sua maioria do Centro de Pesquisa do Mar Vermelho da Universidade, entre os outros centros e laboratórios participantes na pesquisa e nas análises das amostras estão o Centro de Dessalinização e Reuso da Água da KAUST; A Divisão de Ciências Físicas e Engenharia; o Laboratório Central Analítico; Nanotecnologia Avançada, Laboratório Central de Imagens e Caracterização; e o Laboratório Central de Recursos Costeiros e Marinhos.

As etapas um a quatro envolveram amostragem hidrográfica de larga escala em mais de 100 estações; estudos microbiológicos analisando as diferenças entre piscinas salgadas e piscinas não salgadas; estudo de peixes mesopelágicos e piscinas salgadas através do desenvolvimento de ancoradouro acústico e por câmera; e pesquisa em uma descoberta KRSE 2010: um sistema de filtragem salgada a frio.

A atual última etapa está pesquisando a possível ocorrência de corais em águas profundas, fora do alcance da luz solar e a coleta de amostras de fauna em águas profundas.

Sobre a KAUST

A KAUST é uma universidade internacional de nível de graduação comprometida com o progresso da ciência e tecnologia através da pesquisa, educação e inovação transdisciplinar. A estrutura principal exclusiva da Universidade suporta pesquisas básicas e com metas nas áreas globalmente significativas de energia, água, alimentação e ambiente.

A Universidade está localizada à beira do Mar Vermelho, aproximadamente 90 quilômetros (50 milhas) ao norte de Jeddah.  A área total da comunidade interna se espalha por aproximadamente 36 milhões de metros quadrados, incluindo um ecossistema de recifes de coral únicos que a Universidade preserva como um santuário marítimo. Em 2011, a KAUST foi nomeada "Laboratório do Ano" pela publicação líder em ciência e tecnologia, R&D Magazine.

Mais informações

KAUST

Marine Science Faculty and Student Openings

KAUST Red Sea Expedition 2011

Red Sea Research Center

Coastal and Marine Resources Core Lab

Para mais informações:

Christopher Sands, Chefe de Comunicações da Universidade

christopher.sands@kaust.edu.sa

966-54-470-1201

FONTE  King Abdullah University of Science and Technology



Contate-nos

Obtenha mais informações

ou fale conosco pelo telefone

+55 11 2504 5100

Veja nossas notícias

Acesse nossa página de notícias e fique atualizado com as informações mais importantes do dia.

Seja um parceiro

Receba automaticamente em seu site nossas notícias, atualizadas a todo instante. Veja os formatos disponíveis e cadastre seu site agora mesmo!